FRIENDSTER
O referido site é baseado na relação em comunidades virtuais.
Foi o percursor no desenvolvimento do mecanismo de relacionamento via internet.
Apesar de pioneiro, facilmente se percebe a superioridade de ferramentas similares, como o orkut, superiores em recursividade e interação. Com concorrentes do porte do orkut e MySpace, que oferecem interatividade praticamente instantaneas, o friendster consegue ainda manter um número alto de usuários pelo mundo.
O menu principal, assim como outros elementos de navegação, não funcionam muito bem. Layout confuso e interação restrita.
Esses sites de relacionamento que surgiram antes do orkut, como o friendster, na nossa opniao deixavam muito a desejar quando falava-se em interatividade.
Era uma ferramenta muito boa para se iniciar novas amizades virtuais, porém para um segundo momento, quando já tinha se começado um contato com uma pessoa, a ferramenta se tornava muito lenta, precisando assim migrar para uma outra mais rápida, como o MSN, ICQ e mais tarde o orkut. Acredito que o grande "vacilo" desses portais de relacionamentos mais antigos foi essa lentidão que criava na interação entre duas pessoas. Era um site onde a pessoa visitava poucas vezes no mês, e desta forma quando você tentava contato com uma pessoa, a resposta podia demorar muito, desanimando qualquer tentativa de relacionamento no site. Alguns sites tentaram criar o seu próprio CHAT, mais ainda pecavam na qualidade, muitos davam problemas ou eram muito lentos. Era muito mais fácil você passar seu MSN ou ICQ para a outra pessoa e continuar a conversa por lá. Isso quando esses sites não tentavam de todas as formas bloquear essas mensagens com msn e icq. Assim o site ia aos poucos perdendo usuários.
Com o surgimento do orkut, um site de relacionamentos "fechado" as coisas mudaram. Primeiro que para entrar só se recebesse um convite, não era para qualquer pessoa, era preciso ser convidada. Depois disso, as pessoas "mediam" a quantidade de amigos, já que suas informações podiam ser vistas por todas as outras pessoas cadastradas no site. Desta forma criava uma certa competição entre os usuários. Todos queriam ser convidados, todos queriam ter vários amigos, queriam participar, ninguem queria ficar de fora. Foi uma febre Geral. Com o tempo as coisas foram mudando, as pessoas se deram conta da privacidade que o canal de relacionamentos estava quebrando, vendo recados e fotos de eventos, pessoas usando de má fé. Muitas pessoas deixaram de participar por este motivo, outras preferiram apenas apagar seus vestígios deixados no site, como recados e fotos, qualquer coisa que pudesse tirar sua privacidade.
Acho que hoje o grande diferencial é a velocidade com que as pessoas se relacionam, quanto mais rápido essa interatividade for, melhor.
Afinal, ninguem quer participar de um site de relacionamentos onde a demora por uma resposta pode chegar a mais de uma semana.
terça-feira, 9 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário