ALUNO: JOÃO PAULO FONTANA.
Texto:Elementos das narrativas digitais.
Percebe-se no texto a necessidade de um estudo do reflexo do conteúdo das notícias on-line, ou seja, de como nos portamos e quais as novas perspectivas a respeito desta “nova mídia”. O impacto das narrativas digitais nos usuários começa a ser notado, já que provoca novas reações, diferentes das mídias “tradicionais”, e este estudo baseia-se nos cinco elementos da narrativa digital.
Estes elementos classificados no texto são a própria mídia, a ação, o relacionamento, o contexto e a comunicação, respectivamente. A união destes elementos traçam de maneira muito bem resumida a construção destas narrativas digitais. Vale a pena lembrar que o próprio autor cita outras variações além destas colocadas na construção do conteúdo digital, ressaltando de maneira positiva as inúmeras possibilidades que existem e que tornam esta elaboração algo complexo, especifico e muito detalhado.
As estatistas a cerca dos conteúdos e das home pages existentes são auxiliares reais deste estudo, porém caem em desuso diariamente. A maneira como o público se desenvolve em relação a novas tecnologias traz também uma dinâmica peculiar a esta mídia, tornando pesquisa mais difícil. O novo mundo digital também ao mesmo tempo que complica é facilitador. A rapidez para obter conteúdo para a pesquisa e os dados disponíveis para tal criam um grande campo de estudo.
Concluo que como nas outras mídias, nesta em especial, as formulas e maneiras de se construir e de se pesquisar vão muito mais além dos padrões já existentes, pois trazem consigo um novo público e uma nova dinâmica de compreensão, onde o estudo analítico tenha que caminhar muito mais próximo das praticas do cotidiano do público em questão. Lembro que talvez o mais atrativo da narrativa digital seja exatamente fugir do contexto existente até pouco e produzir uma nova maneira de produzir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário